14 outubro, 2010

Sobre o resgate dos chilenos



(da visão de uma Técnica em Mineração)

Falo com conhecimento de causa, porque já estagiei numa mina subterrânea, e não-é-fácil. Quem tem claustrofobia, forget it: já pensou, que delícia constatar que existe 150m de siltito em cima da tua cabeça? Sustentada apenas por uns cabos de aço, que são perfurados no teto? Ficar 30min lá embaixo já é uma tortura – e não só por isso, também tem as goteiras (já que acima podem existir lençóis fluviais), e a gente ainda tem de usar os EPIs (equipamento de proteção individual), que são o capacete, as botas e a porcaria da máscara. Sério, aquilo é MUITO RUIM, porque assim, lá embaixo da terra já é quente pra dedéu, e a máscara te dá mais calor ainda (experimenta ficar 20min com uma máscara na frente do pc mesmo. Tu vais tirar a máscara toda suada. Eu trabalho em laboratório e eventualmente
preciso usar, é uma droga. Necessária, mas não deixa de ser uma droga). Assim como trabalhar em plataforma, as condições são muito adversas.

Pois é, mas todas essas coisas ruins que eu disse, acontecem em um turno de 6h. Imagina ficar 70 DIAS lá embaixo. Com a sensação de morte iminente...imagina o teu psicológico, como fica


Eu fiz um curso de salvatagem há uns 2 meses, que é necessário pra quem quer embarcar em plataforma de petróleo. E tem a parte prática, que é saltar de 4m de altura (até 6m, dependendo) numa piscina (ou mar. Eu fiz na piscina), praticar nado com o colete salva-vidas, formação de agrupamento na água, todo mundo abraçado de tal forma que ninguém morra de hipotermia, como se comportar caso tenha que ficar numa balsa inflável, ou numa baleeira (que é HORRÍVEL); como racionar a comida, a água, e detalhe: em momentos como esse, se esquece o sexo. Não importa se é homem ou mulher: condições iguais. Se tiver de tirar a roupa, fazer necessidades fisiológicas, é na frente do outro mesmo. Como desvirar a balsa, caso ela arme de cabeça para baixo (a gente tem que subir nela e se jogar pra trás, e sair nadando por BAIXO dela). É uma situação MUITO tensa.

Essa é a baleeira, e todos ficamos apertadinhos aí dentro...e ela é lançada de cima mesmo.

Tou falando isso porque as pessoas não tem noção de como esse trabalho de segurança é importante, e podem achar chato a quantidade de vezes que esse lance dos mineiros chilenos está aparecendo na imprensa. Mas eu só fico imaginando o trabalho da equipe de resgate, todo o preparo físico, de material, e principalmente psicológico, pra atuar junto com os mineiros. Sem contar a atitude destes, que foi exemplar! O senso de equipe e a liderança nessas horas são fundamentais mesmo, porque a gente esquece até do básico, do essencial.


Realmente, foi algo impressionante, lindo e que me emocionou. Pelo comportamento dos mineiros e da equipe de resgate...foi simplesmente perfeito e exemplar. Nessas horas a gente vê, que tudo o que aprendemos sobre segurança nesses cursos, realmente vale a pena e faz todo sentido do mundo. Nessas horas a gente vê como foi importante ter aprendido.

2 comentários:

Caminhante disse...

Sério que você passou por esse tipo de treinamento? Que medo!

Eu jamais entraria numa mina. Nem nas piramides do Egito eu entraria. Também fiquei muito tocada com essa história toda.

Unknown disse...

Eu tbém tenho que usar essas máscaras malditas as evezs,em pleno verão com um calor de mais de 50º perto das máquinas.Mas é melhor que respirar aquela fumaça fedorenta e vapores de solvente.
Sobre os mineiros.Eu não gosto dessas transmissões de tragédia.Acho que a TV pega pesado,diz um monte de merda para prender a audiência e no fim a tragédia em si fica banalizada.Eu não dou a mínima,de verdade.Não é por ruindade.É que simplesmente aquilo não afeta a minha vida.Ou seja,não é maldade,é egoísmo.

 

Made by Lena