07 julho, 2010

Hipocrisia

Uma coisa que me dá nojo, é a inveja. Convivo com gente invejosa desde pequena, e farejo de longe gente assim.

Também não gosto daquele tipo de pessoa que tem o ego maior que o seu corpo, e acha que o Universo morre de inveja dela. Não sou assim. Sou egocêntrica, mas não sou besta.

Falam também daquela inveja "branca"...branca é a minha bunda, inveja é inveja sempre. Mas tem algumas que motivam a fazer algo melhor, muitas vezes pra si.
Mas a pior que eu acho, a mais nojenta, é aquela inveja velada. A inveja pintada com a tinta da indiferença. Aquela que o fulano não sabe elogiar, só criticar ou menosprezar o feito de outra pessoa...Medíocre.

Ah, e as pessoas que vem falar de orgulho. Orgulho DE QUÊ, se elas nem sabem o que é isso? Elas agem assim: se não me falam nada, eu também não vou falar (nossa, tá ganhando muito com isso hein? realmente, pessoa muito superior...). Como se fosse uma "troca de favores".

Ah, a troca de favores...Eu sei que o mundo funciona na base disso. Mas será que até os relacionamentos, no geral, precisam ser assim?

Hipócrita, invejoso, orgulhoso, todo mundo é, ao menos um pouco. Eu quero é ver o diferencial, que tá na espontaneidade, na sinceridade, no dizer "nossa, que sofá legal", ou então "puxa, eu não sei andar por lá, me dá uma ajuda".

Não quero continuar a ver coisas ruins em atos tão simples.


4 comentários:

Guilherme disse...

Quando descobrir comofas... lembra de me contar.

Unknown disse...

Estou com inveja desse texto.

Ronise Vilela disse...

Não tive como não comentar.
1) também acho balela esse negócio de inveja branca ou inveja do bem - inveja é inveja, considerada até pecado ela é!
2)somos sim, passíveis de sentir a inveja, mas a convencional de ter o que o outro não tem e quastionar o porquê - estilo Salieri com Mozart, segundo versão cinematográfica de Milos Formann, em Amadeus.
3)vivo uma situação em que achei que eu tinha inveja da pessoa, mas agora, com essa análise da inveja velada, daquela pessoa que jamais te retribui, jamais te elogia, jamais, jamais, sinto que é efeito contrário. Uma pena!

Ah! e vou passar a seguir esse blog ;)

Unknown disse...

belo texto!

 

Made by Lena