21 novembro, 2009

One Law for All

Da Diretoria de Cultura da LiHS
Por Silvia Chaucoski

A ativista Maryam Namazie é sócia emérita da LiHS e na
entrevista que nos concedeu, solicitou nossa manifestação de apoio à campanha One Law For All, que pretende banir a Lei da Sharia, na Inglaterra. A manifestação contra a Sharia e outras leis religiosas ocorrerá no dia 21 de novembro (sábado), na Grã-Bretanha.

No momento, a LiHS não tem estrutura para organizar um evento desse porte, mas podemos – e devemos – fazer o que estiver ao nosso alcance: manifestar repúdio a todas as leis religiosas, aqui no Brasil e no mundo.



Assine a petição, salve a logo (adaptada) da campanha (acima) e durante o dia 21/11/2009, use-a como avatar no seu perfil de sites de relacionamento (Twitter, Orkut, Facebook, etc). Divulgue para o máximo de pessoas! Iniciativas como essa merecem ser divulgadas e apoiadas, mesmo que seja por pequenos atos.


UMA QUESTÃO DE DIREITO
Fonte: HEKATE

No Reino Unido, a última semana tem sido de discussão sobre a possibilidade de reconhecer a sharia (lei islâmica) como paralela ao sistema legal inglês. A discussão suscitada pelas declarações do Arcebispo de Cantuária, está acesa. Entre apupos e pedidos de demissão e críticas dos seus pares, o Arcebispo tem tentado esclarecer a sua posição.

A polícia britânica estima em 17 000 o número de mulheres que todos os anos é vítima dos chamados “crimes de honra”. Está a crescer o número de jovens (sobretudo mulheres) que é levada em idade precoce para contrair matrimónio contra a sua vontade em países como a Índia ou o Paquistão. É de tal forma que as autoridades se viram obrigadas a criar o FMU (Government Forced Marriage Unit) que só no ano passado tratou de cerca de 400 casos, 15% dos quais envolviam rapazes.

As vítimas são repatriadas, mas em Inglaterra não estão a salvo dos seus familiares dispostos a tudo para vingar a sua honra perdida. No Reino Unido têm-se sucedido casos de homicídio, escravatura, maus-tratos e suicídios motivados pela aplicação das tradições ancestrais.

Ao aceitar a aplicação da sharia por mútuo consentimento entre as partes, estaríamos a aceitar que num diferendo ambas as partes são iguais. O que desde logo não é verdadeiro. As mulheres islâmicas têm o peso das tradições contra si e facilmente podem ser forçadas a aceitar a autoridade de um familiar ou de um líder religioso que as condene a uma existência de sujeição (ou mesmo, a uma morte extra-judicial).

As declarações do arcebispo de Cantuária são apenas mais um passo no sentido da capitulação e do reconhecimento de que a sociedade europeia contemporânea não consegue integrar muitos daqueles que acolhe e nem sequer consegue garantir os seus direitos mais básicos. Na Inglaterra, na França e na Alemanha há sinais preocupantes de tolerância para com práticas fundamentalistas inaceitáveis que, se levadas ao extremo, poderiam conduzir a uma sociedade paralela dentro da sociedade europeia.

1 comentários:

Mariana disse...

Silvia vim visitar o teu blog e para começo me encantei com a primeira imagem.
gostei do teu blog, li alguns posts.
Tenhas um ótimo fim de semana.
Um abraço

 

Made by Lena