25 agosto, 2009

experiências

Acho que todo mundo deveria trabalhar e logo que pudesse, ir morar sozinho. Se a experiência não der certo e tiver que voltar pra casa, tudo bem; mas ainda assim é válido como aprendizado.
Vejo muitos (mas muitos mesmo) amigos meus, que fazem faculdade e não trabalham, ou é por preguiça, por achar que merecem coisa melhor, ou pensam que alguns trabalhos são “vergonhosos”... Ou dizem que não querem trabalhar em algo no qual não estudaram. Aí eu me pergunto: esse povo não pensa que, se os pais morrerem, do que elas vão viver? Elas nunca cogitaram essa possibilidade e realmente pensam que os pais são eternos?
Muitos desses meus amigos já querem começar “por cima”, e criticam outras pessoas que (minha opinião) são realistas e procuram um estágio, ganhando miséria. Porque é assim que se começa mesmo, quebrando a cara, sem ninguém pra te proteger, e sempre seguindo em frente.
Aprendi que uma coisa é sonhar alto e ter ambição; outra coisa é deixar se iludir com seus sonhos. A ambição contribui pra isso, mas principalmente a desnecessidade de trabalhar pra pagar suas contas e se manter. Porque a realidade é nua, crua e nada romântica, meus caros. Morar sozinho e cuidar da sua própria vida é muito bom; mas o preço também é muito alto. É receber o salário já pensando nas contas do final do mês; é se privar de sair num final-de-semana porque precisa estudar, limpar a casa e lavar roupa; é programar sua próxima aquisição com um 6 meses de antecedência; é ter de arrumar um bombeiro hidráulico quando a privada resolve travar em plena domingueira de manhã...Quem passa por isso sabe valorizar tudo o que tem.

Eu penso que todo trabalho, não interessa qual, é útil, porque te faz amadurecer, criar responsabilidade, se sociabilizar com outras pessoas diferentes, aprender a se controlar.
Aliás, pra tudo na vida a gente tem que pensar assim: “alguma coisa eu tiro daqui, alguma coisa eu aprendo”. Não importa se é um trabalho totalmente fora da casinha. Pra mim, o feio mesmo é não trabalhar, não se esforçar, não se dedicar, e ainda por cima atribuir a culpa da sua infelicidade nos outros, como se o mundo fosse responsável pela sua falta de vontade e tivesse a obrigação de lhe dar as coisas de mão beijada.

Vitimização? Ah, me dá um tempo.

11 comentários:

Renata disse...

Concordo plenamente com tudo. E tou colocando ali a minha cara a tapa... queria tanto dar umas contas minhas pra alguém pagar... elas brotam do ralo!

FOFA essa menininha do template. Vontade de apertar.

Beijo.

.ana disse...

a gente tem mesmo que correr atrás, pq nadaaaa vem de graça nessa vida. tem que lutar, pq aí sim valorizamos as coisas.
vitimização tb me irrita.
mt bom teu texto!!!!

beijoo!!

Caminhante disse...

Eu acho que quem não aprende esses valores por bem, acabam aprendendo por mal. Gente assim vai sofrer muito quando sair da casa dos pais, encarar ambiente de trabalho e competições da vida lá fora. Se é que conseguirão ir pra vida lá fora.

Unknown disse...

Morei sozinho por mais de 10 anos até que saí da casinha e minha mãe resolveu vir morar comigo pra ver se me colocava na linha.
Vou dizer uma coisa,prefiro morar com ela.Morar sozinho é muito ruim.

Sissi disse...

Tem sido uma experiência muito boa, realmente. Sem contar que chega uma hora que a própria idade pede né? Morar com os pais significa não ter liberdade para ser você, crescer, evoluir. Independência é um pacote bem completo e complexo, mas vale a pena provar. Beijocas.

Silvia disse...

É Fer, a minha mãe diz a mesma coisa: o que os pais não ensinam, o mundo ensina. E de uma forma bem mais cruel.

T1460 disse...

Eu posso garantir que,até o final do ano, continuarei na mesma casa em que sempre morei, mas depois preciso ver o que fazer... Não deveria existir vida após a faculdade haha.

Renata disse...

Deu certo no skoob!

E eu recebi o e-mail super fofo dessa sua foto do template!

Beijo.

Guiga disse...

Cara, adorei esse texto, serve pra muita gente, acho que vou encaminhá-lo pra alguns!

Eu morei 8 anos fora de casa...acho que aprendi muito, principalmente com meus erros.

beijos, amiga :*
Teu blog tá MARA!

Juliana Dacoregio disse...

Concordo plenamente com tudo que você colocou, mas pena que eu não concordava com isso quando estava na faculdade!

Ciganinha disse...

Opa, disse tudo!!! ë tomando na cara e botando ela pra bater que se aprende!!!!

Idependencia huahuah... viva!!!

 

Made by Lena