07 agosto, 2009

Das coisas que eu tetesto em Criciland

Com tantos blogs de Criciúma como coleguinhas, vamos ver se alguém concorda comigo... E por favor, leiam isso com humor, hein. Não vão se ofender por miséria, como o nosso coleguinha deste meu outro post (vide comentários).

Sempre que eu vou visitar a terrinha, não consigo ficar mais do que 3 dias sem começar a me encher...é incrível, passo 6 meses doida de saudades e quando eu finalmente consigo, em 1 semana estou arrancando os cabelos de desespero. Vejamos algumas coisas que contribuem para que eu me sinta sufocada na Terra do Carvão:

  1. Megalomania

Sim, pessoas. Eu, tu, e todo o povaredo criciumense sabemos muito bem o que é isso... Fato é que não dá pra agüentar a mentalidade do povo (falando de um modo beeem geral mesmo). A culpa não é nem das pessoas...é uma coisa cultural, essa mania de achar que Criciúma é metrópole. Num é, é roça, é interior, e não sei porque as pessoas tem vergonha de admitir isso. Aliás, tem gente que fica com raiva de mim quando eu falo isso...(mas eu to mentindo?) Claro que não é interior assim, tipo Sanga da Toca (?), nem nada de ver tratores andando pela Av. Centenário...mas não me venha dizer que é cidade grande, que não é!

  1. Ônibus

Caso sério isso. Os horários são limitados, marcados, e se a gente perde um, leva meia hora pra passar outro (no meu caso, que moro na região limítrofe da cidade – que chique, sempre quis falar isso). Pra quem não tem carro (like me), é um tormento. Quer ver pra sair à noite, é quase uma novela merricana: se preparar com umas 2h de antecedência, quase quebrar o salto andando até o ponto de ônibus, tentar se equilibrar no mesmo, depois gastar mais um pouquinho do salto andando até o local pré-determinado...Sem contar que alguns (normalmente com a mentalidade do item 1) ficam te olhando com cara de “Geeente, que pobre!”...dá vontade de mandar à merda.

  1. Lazer

Mamis já dizia: ô cidadezinha pra falir boates, bares e afins...nunca vi (vide McDonald’s, BIG...). Hoje em dia não sei direito quantos lugares decentes tem na cidade (afinal, sou da época que a Casa do Rock era boa - aliás, frequentável). Mas é assim, de contar nos dedos. Peça de teatro volta e meia aparece. Cursos interessantes? Quase nenhum, ou no mínimo, é muito difícil encontrar, ou pouco divulgado.

  1. Marias- Gasolina

E o que dizer das pessoas (que não são só gurias, colega! Alo vose maxista embesil1) que fazem a fabulosa ligação: se fulano tem um carro, é bem-sucedido? Olha, acho muito válido ter um carro sim, e até compreendo esse pensamento (de acordo com o item 2), mas daí a fazer disso seu propósito de vida é sacanagem, né!

  1. Certas vendedoras

Que te olham da cabeça aos pés quando tu entras pra perguntar sobre algum produto (principalmente as de boutiques). E tem aquelas que ficam com uma cara de bunda, só porque tu não estás com aquela bolsinha Victor Hugo comprada na 25 de Março (pra não dizer Galeria Lúcio Cavaler), mas que, pra todos os efeitos foi adquirida na Oscar Freire. E ó, vou falar porque falo merrrmo: pra quem já entrou na Calvin Klein e Armani no Shopping Leblon, de havaianas e toda suja de areia, cabelo cheio de sal, vindo direto da praia, vai ter paciência com um tipinho desses? Só não falo isso pra elas porque não quero ser indelicada (mentira, é porque nunca me pegaram na TPM).

  1. Mulheres Bonitas

Ah, é sacanagem. MUITA sacanagem que rola em Criciúma...a concorrência é des-le-al, gente! Vai sair à noite pra ver só: a quantidade de mulher bonita/ m³ é absurda! Eu fico indignada, pra cada canto que a gente olha tem uma beldade no melhor estilo Bündchen, mega-fucker produzidérrimas, desbancam qualquer atriz hollywoodiana (ou Bollywoodiana, com toda essa onda hindu). E a gente se arruma, perde horas escolhendo roupa...chega lá e se sente um patinho feio. Sem contar que é totalmente desproporcional a relação Mulheres Bonitas x Homens Feios (como podem ler no item seguinte). Ai, muito triste isso.

  1. Homens Feios

COMO SE NÃO BASTASSE o item 7, ainda temos que lidar com isso...Sério, se tiver um homem em 1m³ que chegue à altura de alguma destas moças, é gay ou é casado. Só pode. Da última vez que estive lá, minha amiga me levou na Dioxxi (não lembro agora se tem acento). Adoreeei, lugar lindão, a gente usa uma pulseirinha super in pra comprar bebida, com aqueles leitores de caixa de supermercado, a banda de Fpolis de rockzinho tava ótima (pq a banda de Criciúma era daquele sertanojo universitário – e olha a minha cara de sair de casa num frio da porra pra ouvir música de corno! RÁ!)...eis que me chega um italianinho gordinho, baixinho, vermelhinho, me cantando. Péra aí: passei 2h me arrumando (não, não subi aquela morreba a pé tá?), escovando cabelo, maquiando, coloquei aquela blusinha comprada no Rio, super “eu-tenho-e-ninguém-tem-igual” prum tipo ASSIM perceber que eu ec-xisto? Ah, me revolto. E acho digno.

  1. Par de Vasos

O que os criciumenses tem contra as coisas diferentes, até hoje não descobri. O que eu sei é que eles olham com cara de assombro, revolta ou desprezo pra tudo o que não é in na cidade (com uma pitada de sarcasmo colonial, eu diria – por achar que Criciúma é referência pra qualquer coisa). Vou dar um exemplo bem mulherzinha (como boa mulherzinha que sou): nas férias, estava num show com um vestido de cerejas. Pois me chega UM CARA (um cara, nem era outra guria) e diz que não gosta dessas “roupas que ficam parecendo capa de botijão de gás”. Só pude responder: “Ainda bem que não nasci pra agradar.” Fazer o quê, né.


P.S.1: Logo logo faço um post sobre as coisas que eu adoro no Rio e Crici...mas já aviso que provavelmente terão menos itens (yep, sou exigente e cricri)

P.S.2: Meninos, não fiquem chateados; falo com propriedade de quem já namorou um criciumense (td bem que foi só um) mais ou menos com esses requisitos, ok? ;)

P.S.3: Será que o cara do Item 8 falou isso só porque ele ouviu todas as minhas opiniões - nem tão pacíficas - sobre pagode (bêbada), e só depois de despejar tudo eu descobri que ele toca numa das bandas mais descoladas da cidade, no gênero?

24 comentários:

Unknown disse...

Concordo plenamente.Principalmente com a questão dos homens feios,graças a Deus,heheheh.
E para mulher aqui realmente é difícil,a concorrência é phoda.
E espere comentários rancorosos.Eu caí na idéia de falar mal de São Tomé das Letras,que é muito menor que Criciúma,e quiseram me linchar.Tudo bem que coloquei o post na comunidade do Orkut da cidade.Aliás vou linkar esse post lá no orkut de Criciúma.

Silvia disse...

Comentários rancorosos?...hmmm, atóron!

Red Hawk disse...

Curti o texto, parabéns!!

Renata disse...

Eu não conheço Criciúma e até tava pensando em não levar em consideração que é cidade de interior que se acha metrópole. Primeiro porque pra vir falar pra paulistano que mora em metrópole é quase piada, e segundo porque eu odeio gente que se acha rei da cocada preta. Mas daí você falou do item 7 e eu desisti da visita. Não dá, né?

Beijo.

HD video produtora disse...

muito bom isso...sou de criciúma..
mas é tudo fato isso...hahahahaha
concordo com os 10 itens
e daria pra colocar mais uns 10
hahahah

Ana Reczek disse...

Ai sei la. Eu vejo tudo isso que tu escreveu, mas andando por ai concluí que cada cidade tem os seus problemas especificos. Então já passei da fase de esculachar criciuma, como se chutar cachorro morto desse alguma moral.

Mãs, se for fazer acho nada a ver bater e assoprar, ir se desculpando já antes de falar. Se vai falar fala mesmo, dá a cara a tapa que fica mais digno. #fikdik

Silvia disse...

Ana: sobre td lugar ter suas peculiaridades (mtas vezes as mesmas) só que em maior/ menor escala, acho que td mundo já tá cansado de saber, né? Nem discuto isso.
Mas olha, se o que eu escrevi soou como quem dá o tapa e esconde a mão, que pena. Só tentei fazer graça das impressões que eu tenho.

Pepeto disse...

Ah, eu gostei do vestido de cerejas (super Amelie Poulain).
Quanto ao item 7, se um dia for a Criciúma, já saberei quem é hetero ou não... rsrsrs

Prof. Michel Goulart disse...

Viva a Silvinha,hahaha!

Bom post, bom post, parabéns! Resume boa parte dos problemas da "ex-mega-ultra-perfumada capital do carvão".

Concordo também com a Aninha, que diz que não adianta ficar só malhando o pau. Os problemas estão aí. Fico na minha e sigo em frente.

Um grande beijo

.ana disse...

hahahahah
olha, não conheço criciúma, mas confesso que alguns itens cabem perfeitamente aqui pra caxias [tipo, megalomania, marias-gasolina, a quantidade de mulher bonita... affffff].
adorei!

beijos!

Unknown disse...

Coloquei.Dá uma olhada lá no tÒpico de propagandas.Esse post vai bombar hehe.

Caminhante disse...

A parte de mulheres lindas e homens feios é imperdoável. Melhor explodir a cidade.

Unknown disse...

Mas aí você me explode junto Caminhante.Magoei...

Reddusk disse...

Pior, que é verdade. haha! Tá, pior mesmo é ter que conviver com essas coisas. Mas só quando vamos pra outras cidades, que nós percebemos o quanto somos COLONOS! Eita!
:*

ecommerce360 disse...

Achei bem divertido teu post porem gostaria de fazer alguns comentarios...

- Onibus tem de 10 em 10 minutos.. acho que vc mora em um bairro bem afastado mesmo, e isso a cidade nao tem culpa :P
- Nunca vi ninguem dizendo que Criciuma eh uma cidade grande, metropole estas coisas... isso vem mt das pessoas no qual vc convive! Sinal que vc esta "andando" com pessoas no qual vc esta criticando! :P
- Tb acho mt foda quem torna seu carro um proposito de vida, fica "lambendo" ele final de semana inteiro hehe! (Deixa baixo mais o meu nao lavo a mais de 2 meses hueuhahu....) Porem nao estou defendendo as "marias gasolinas" mas eh bem interessante vc ver uma pessoa num carro legal! Digo isso pq qdo vejo uma mulher dirigindo (nao importa o carro) acho mt mt legal, pq aparenta que a mesma eh "pra frente", que nao nasceu pra ficar atras de um fogao, principalmente qdo estao vestidas de terninho no estilo "capa da Voce SA", putz eh mt interessante! :)
- Coitado do "italianinho gordinho, baixinho, vermelhinho", pow ele tb tem o direito de ser feliz e esta correndo atras disso! Preconceito total teu!
- Concordo com a opiniao mas nao com a atitude do cara qto ao vestido hehuauhahu! Tah loko tem que ser mt "power mothefucker" gata pra dar certo em vestido! Mas obviamente to nem ai pra isso! Cada um usa oq quer, o importante eh ser feliz! :)

Valeu! :)

Unknown disse...

Peraí,agora que percebi.O tal Italianinho sou eu!!!!

Deise Duarte disse...

Só não concordo com o lance do ônibus, pq acho que o transporte coletivo criciumense é legalzinho. ta que eu ando de carro, mas quando eu era pequena, ai sim, isso aqui era uma zona.
e mulher bonita é mesmo um desaforo. aqui mulher bonita dá em arvore (sem trocadilho) e é meio dificil não ser essa super mega hiper gata magra beldade bunduda e peituda do sul.

=***
adorei o post!

Natalia Alencar disse...

Tem certeza que você não tá falando daqui de Mauá/SP? :O

(Tirando a parte das mulheres bonitas, aqui é todo mundo feio mesmo)

Obs.¹: Eu adoro seus vestidos, bee. *-*

T1460 disse...

Vivi aqui desde sempre. Então, posso comentar um pouco sobre a cidade e a região.

1 - Megalomania
Criciúma é roça, e não tem discussão! Só se a pessoa for cega, muito burra, ou nunca saiu daqui para achar que é cidade grande. Aliás, nem precisa sair. É só olhar na internet ou nos dados do IBGE.

2 - Ônibus
Os ônibus intermunicipais são ainda piores que os ônibus para os bairros, mas a Avenida Centenário é bem atendida. É verdade que faltam ônibus para os locais distantes, mas não adianta (para a empresa) quadruplicar os horários e cada ônibus levar uma ou duas pessoas. Novidade: passagem municipal aumentou para R$ 2,30 e para Forquilhinha aumentou para R$ 2,35. Ao menos, a diferença entre elas diminuiu.

3 - Lazer
Outro item indiscutível! Mas, quando abre algo, ninguém vai! Logo, a tendência é falir!

4 - Maria-gasolina
Lamentável, mas verdade! Eu poderia ter comprado um carro e deixado para estudar depois, mas considero o segundo item muito mais importante.

5 - Certas vendedoras
Vendedores são chatos por natureza, mas eu odeio realmente aqueles que, enquanto eu penso se vale a pena levar um produto ou outro, me falam todas as condições de pagamento possíveis. Eles devem pensar: "ele não imaginou que era tão caro; vou tentar empurrar em 50 vezes".

6 - Mulheres bonitas
\o/

7 - Homens feios
Por mim, poderiam ser muito mais feios ainda.

8 - Par de Vasos
Não estou familiarizado com esses acontecimentos. Eu até gosto de ter coisas exclusivas, principalmente as roupas. Mando fazer minhas calças e já fiz o mesmo com camisetas. E não ando de tênis.

Me lembro dessa história do grupo de pagodeiros. Eu responderia "problema teu" se encontrasse um ser que me dissesse tocar naquela merda.

Messias Fernandes disse...

.
.
o transporte coletivo ficou meio que generalizado.. já que é um dos melhores do país.. baseado no de curitiba, que foi tentado implantar em floripa e não deu certo lá, pra desespero dos manésss ahauahauahu

mas no resto está bem legal ...
não sou criciumense, mas torço para a cidade..

sim , o povo daqui tem muito que aprender.. mas com o tempo as coisas vão acontecendo...
#questãocultural..

um dia muda!!

tomara heehhe

parabéns pelo post


bjs pra torcida!!

Silvia disse...

Adauto, é lógico que eu moro longe pra cacete (das baladas e coisas legais da cidade, por ex), do contrário não faria sentido reclamar. E ó, se morar do lado do Angeloni Center e só pegar amarelinho não vale, hein! hahaha

Silvia disse...

Deise e demais: me expressei mal sobre os ônibus; acho que o Sistema de Transportes é legal sim, pro tamanho da cidade, deve ser de acordo com o fluxo de pessoas, pq isso tudo é estudado e atende a cidade, dentro do que é necessário (ou do que acham que é necessário), etc. Mas não deixa de incomodar, por ex, qdo um bar legal que abriu fica lá na casa do carelho, e não tem UM ônibuzinho sequer que passa perto. Outra coisa:vcs me falarem que tem ônibus direto e pra todo lugar, durante a semana até vá; mas nos finais-de-semana, ainda quero estar viva quando existirem horários melhores. Pq realmente, pra quem não tem carro, é um inferno sair pra ir num shopping domingo à tarde, por ex.

Messias Fernandes disse...

.
.

si si no final de semana é uma naba hauaha

mas para as bandas da dioxxy (se é que é lá a tal casa noturna que vc queria ir e citou na resposta acima) até que tem vários onibus pegando qualquer um que vai para laranjinha, vilza zuleima, rio maina.. passa tudo por lá hauahua

talves as pessoas com quem vc se informou eram cricumenses... ae realmente vc tah ferrada .... é raro um criciumense saber explicar onde fica tal lugar na cidade huauahu


mas enfim tire-nos uma duvida , afinal vc está morando em criciúma ou ainda (não sei onde eu vi) no RS ou rio de janeiro???

Unknown disse...

Post c/ uma boa dose de humor, inesperado em se tratando de Silvia Stratosacachaçascovisky. Ainda bem q ela não nasceu pra agradar. Melhores partes: Mulheres Bonitas e o comentário do gordinho.
A propósito, tenho q dar uma passada em Criciland pra conferir.

 

Made by Lena