19 junho, 2009

10 Coisas que eu Odeio no Rio de Janeiro

1. Malandragem
Todo mundo conhece a famosa “malandragem carioca”. Só que de boêmia ela não tem nada – e se teve, estacionou nos anos 70. É ridículo ver gente se achando esperto, desde furar fila com a maior cara de pau, até tentar passar na frente dos outros pra comprar o pãozinho na padaria. Ainda se fosse grande coisa... Lamentável.

2. Sujeira
Dá pena de ver uma cidade tão bonita e tão mal-cuidada; lixeira tem aos montes, cada poste tem um. O problema é justamente conscientizar as pessoas, que parecem não enxergar aquela caixa laranja-gari pendurada no poste, e jogam o lixo na rua, AO LADO da lixeira.

3. Atraso
Imaginem se a impaciência pudesse ser personificada: é só olhar pra mim. E se tem uma coisa que me tira do sério, são atrasos. Pra ter uma idéia, se eu marquei de encontrar com uma pessoa, e ela demora 5min pra aparecer, já estou pensando em ir embora. Aqui no Rio, uma amiga simplesmente “esqueceu” que ia se encontrar comigo, e me deixou plantada 1h na entrada do shopping (nem preciso falar que quase tive uma crise); reuniões em que eu era a pessoa menos importante e fui a 1ª a chegar; aulas que atrasam meia hora...
Aqui só funciona da seguinte maneira: quer que todo mundo chegue às 15h? Marque 1h30 – e tenha certeza de que vai ter gente chegando atrasado...(sério, já testei e foi exatamente assim)


4. Jeitinho Brasileiro
O cacete que é! O jeitinho brasileiro que todo mundo fala, escorregadio, que tem lábia, na verdade é o Jeitinho CARIOCA. Quando eu afirmo categoricamente que não existe isso no Sul, achei que passasse por chata...até que, conversando com amigos que são do Nordeste, descobri que lá também não existe isso: lá é tudo preto no branco, não existe cinza (ou seja, ninguém fica enrolando o meio-de-campo).

5. Atendimento
O pessoal, nas ruas, é super solícito (certa ocasião, uma mulher chegou a desenhar um mapa, para que eu chegasse num determinado local)... Às vezes até demais – e começam a palpitar sobre o local onde tu estás indo, por ex. Pra dar informação, o pessoal é ótimo e explica tudo tim-tim-por-tim-tim: mas vai entrar num estabelecimento pra sentir o clima. Raríssimo encontrar alguém com feeling, que sabe conversar, tratar as pessoas educadamente... Na maioria das vezes, são uns estúpidos. Dá vontade de virar e dizer: “Filhinha, se estás com algum problema, SE FODE, a minha vida tá bem longe de ser um mar de rosas e nem por isso eu saio por aí dando patada em todo mundo. Imbecil.”

7 – Trânsito
Sabe tudo aquilo que tu aprendeste na auto-escola, de regras de trânsito, respeito ao pedestre, blablabla? Esquece. Pra dirigir aqui no Rio, tem que botar na cabeça que é terra sem lei: ninguém respeita porra nenhuma, é uma confusão, todo mundo entra na frente de todo mundo, faz retorno onde não devia, motoqueiros sem capacete... Ou tu fazes igual, ou fica quieto e não reclama. E os engarrafamentos, então? Normalmente levo 30min pra voltar do trabalho pra casa; certa ocasião levei 4h. É daqueles feios, que a gente acha que teve acidente ou caiu um meteoro no asfalto. E quando chega no ponto principal do engarrafamento...cadê o ponto principal? É uma coisa digna de Mr. M: desaparece do NADA.

8 – Supermercado
Nunca tive problemas em fazer compras, ir ao mercado, coisas do gênero. Mas aqui é um verdadeiro teste de paciência: o pessoal parece até turista, passeando nos corredores do mercado com seu carrinho e parando para admirar cada lata de milho e pote de ketchup. Após uns 40 min, com sorte tu consegues pegar todas as coisas da tua listinha (no meu caso, umas 15), e então é chegada a hora derradeira: a de encarar as filas para as temidas caixas-tartarugas. Sim, porque não me vem outro adjetivo na cabeça a não ser esse. Passa item por item na maiooooooooooooor calma – quando não para pra beliscar algo, conversar com a coleguinha caixa-tartaruga falando mal do supervisor, contando do último baile funk quando chegou bêbada em casa e foi direto trabalhar...e tu ali, com cara de panaca, esperando. Aliás, é até prejudicial à fama das tartarugas, de ser um bicho lerdo; quem determinou isso, provavelmente nunca teve de encarar uma caixa-tartaruga num supermercado carioca.

9 – Lerdeza
Outro exercício de paciência é andar no Centro, ao meio-dia. As pessoas aqui não andam; elas se arrastam. Em todo lugar, parece que estão passeando e admirando tudo; a lata de lixo, a calçada suja, a praia encardida, os morros com favelas...Um saco quando se está com pressa – quase sempre.

10 – Falta de Educação
Isso é um dos principais, e por isso o último: cada um dos itens acima tem um pouco (ou muito) disso. São pessoas pirracentas, capazes de te fuder grotescamente se tu foste correto/ justo com elas. Contraditório? Explico: hipoteticamente, solicitei um equipamento pro meu trabalho, com prazo de 2 meses. O que acontece: a PATA da guria responsável por compras, além da compra demorar mais que 6 meses, veio com uma configuração totalmente diferente do que eu havia solicitado (claro, ela vive fazendo trabalhos de facul no expediente, como ela vai prestar atenção nas tarefas?). O correto/ justo nesse caso seria cobrar dela uma postura mais adequada (pra não dizer: dar uma mijada daquelas). Só que, se eu faço isso, é capaz da fdp atrasar ainda mais a troca/ compra do equipamento correto, por pura pirraça. COMO COISA que isso a deixa num nível muito mais superior. Realmente é algo que deve elevar a estima dela, porque com essa mentalidade de ervilha a estima da pessoa não pode ser muito grande mesmo...

P.S.1: Estou generalizando. Obviamente, nem todas as pessoas são assim.
P.S.2:
Tô na Semana da TPM, portanto, NÃO TORRA!

43 comentários:

Unknown disse...

Muito bem escrito.Realmente já convivi com cariocas e o "jeito de ser" deles me incomoda profundamente.
Bjo Polaca.
(Passado...)

Deise Duarte disse...

Prometo ler todo o texto depois, mas dizer que "um jeitinho brasileiro" irrita em qualquer lugar do mundo eu já digo agora.

Caminhante disse...

Medo com molho em cima! (mas eu ri de imaginar as pessoas se arrastando pelo centro!)

Juliana Dacoregio disse...

Odeeeio quando peço informação sobre a localização de algum lugar e a pessoa já vem dando palpites! Atraso excessivo, então, é pra acabar...

Rafael Oliveira disse...

Eu vou fingir que não li isso...

1) Malandragem? Vc é retartada? Eu cresci no Sul e moro atualmente em Brasilia e nunca vi maladragem a mais, ao contrario, aqui em Brasilia eu vejo mt mais malandragem. Só nao digo que no sul o pessoal era malandro, pq o povo é lerdo

2) Realmente o Rio é cheio de lixeiras e muitos não respeitam, mas SP, Blumenau, Brasilia, Salvador e Porto Alegre dão um banho de sujeira muito maior

3) Os gauchos são os mais atrasados, já chegou ao ponto de atrasar cerca de 3hs com o pessoal de Pelotas e Uruguaiana

4) O nome já diz: Jeitinho Brasileiro.... Ou seja, não é carioca

5) Se voce reclama do atendimento do Rio... E´pq vc nunca viu o atendimento na europa, Curitiba e São Paulo, que inclusive já cheguei ao ponto em SP de alguem falar para mim: "Não está satisfeito, a porta está aberta..."

7) Eu nem falarei de trânsito... Realmente vc está certa com o trânsito do Rio... Mas SP tem mt pior, Brasilia tá na mesma situação, Porto Alegre nao está atrás e BH está entrando nessa. ALém de Nova York, Londres e Tokyo.

8) Realmente o pessoal andando devagar no supermercado acontece e não vejo nada demais, pior é ser atropelado, como acontece em Goiania e Pelotas. E filas acontece em TODAS as cidades grandes...

9) Lerdeza nas calçadas existem em todas as cidades economicas. Como SP, Rio, Nova York, Los Angeles e outras

10) E sobre EDUCAÇÃO... O Rio foi premiado por uma revista norte-americana como a cidade mais educada e receptiva do mundo. E como eu disse no numero 5...

Rafael Oliveira disse...

Mas mesmo achei teu blog e outros POSTs bem interessante e legal...

The Heart of Lilith disse...

SIl, AMEIIIII!

Quanto ao caríssimo Rafael:

É escroto demais quando as pessoas tentam amenizar os defeitos, apontando os mesmos nos outros.
Não é pq Londres é um caos que é aceitável o Rio ser um tb!

Aqui se fala do Rio de Janeiro e certos cariocas, e tu COM TODA CERTEZA, pra mim, estás incluído nessa listinha!

Antes de enxergar o cisco no olho do outro, procure antes ver o poste no teu próprio.


PS.: NÃO É PQ O RIO FOI PREMIADO QUE É REALMENTE ASSIM, DE REPENTE A PREMIAÇÃO NÃO É FIDEDIGNA, COMO A GRANDE MAIORIA NÃO É!


PS2.: SE ESTREPA CARO AMIGO!

Sandra Costa disse...

o que eu odeio no Rio é o básico: O SOTAQUE CARIOCA.

haha..

de resto, é beleza! em todo lugar é assim...

p.s.: como nada se pode fazer contra o sotaque, aceito numa boa. só acho chhhhhhato aquela chhhhhhiadeira toda, masssss tudo bem... ;)

Rafael Oliveira disse...

Vc é doida?
Escroto é alguem que pega o problema do mundo e joga em uma cidade

Que nem que as grandes cidades tem um péssimo transito e falar que o Rio é ruim pq tem um pessimo transito, ainda mais que uma cidade ou tem problema de transito ou é roça...

Eu nem discutirei com alguem tao retartado...

Unknown disse...

Na boa, não sei se essa lista é correta ou não. Até porque a inveja dos outros brasileiros é evidente. Agora que o RJ é o lugar mais interessante, democrático, bonito e vibrante do país, isso é inegável. A cidade tem a maior concentração de pessoas inteligentes do Brasil. O Rio de Janeiro é a única cidade do Brasil que tem condição de se comparar com as grandes do mundo todo. Conheço muito bem SC e gosto muito desse estado, tenho muitos amigos lá. Mas também é inegável, que juntamente com SP e PR, possui uma população extremamente preconceituosa e segregacionista. Tenho certeza que a situação social no Sul é bem melhor do que no RJ, contudo, quando leio os jornais de Santa Catarina me assusto com o aumento da violência principalmente em Joinvile e Florianópolis, anteriormente pacatas cidades.

Rafael Oliveira disse...

Tudo que está nessa lista é a realidade brasileira, onde metade disso não acontece no Rio...

Ou seja, falar mal do Rio, usando problemas que são do Brasil é a mesma coisa de rir de outra pessoa por ter dois olhos ou um brasileiro rir do outro porque fala português ou fala VOCÊ ao invés de TU.
RIDUCULO

Rafael Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael Oliveira disse...

Isso aparenta apenas uma inveja evidente vindo do criador deste POST e de todos que pensam assim... que nem se quer consegue criar alguma desculpa aceitável para odiar o Rio...

Eu até entenderia se voce falasse do calor, lugares caros, custo de vida e coisas do tipo. Mas com o que você comentou neste POST não dá para ser levado a sério..

Silvia disse...

Caro Rafael:

Tu és burro ou cego? Não enxergaste as duas últimas observações no post? Ou preferes que eu desenhe? Talvez se for coloridinho a criança compreenda com mais facilidade! Pelos teus comentários, já vi que desconheces o significado das palavras “ironia”, “sarcasmo” e “humor negro”, não é? Porque se fosse o contrário, com certeza não terias todo esse faniquito.

Tudo o que eu escrevi aqui é somente a minha interpretação sobre o que eu observo frequentemente no Rio, o que é intrínseco à cultura daqui (dica: leia o livro 1808, que me fez compreender muito melhor os costumes, hábitos e pensamentos cariocas. Acho que tu precisas ler mais do que muita gente) – e isso não quer dizer que é um fato consumado, pois, repito, essa é a MINHA interpretação. Lógico que tudo isso acontece em outras cidades, mas neste post (caso não tenhas percebido pelo título) eu estou falando TÃO E SOMENTE do RIO DE JANEIRO, não estou fazendo um comparativo. Se fosse esse o caso, estaria “comparando isso com aquilo”, ou coisas do gênero. Tu não me conheces, então não me julgues por um simples post, blog ou opinião, e principalmente, não me subestime; conheço muito bem todas as cidades que mencionaste, e outras até. E se TU foste maltratado em outras cidades, provavelmente foi por conta da TUA prepotência e arrogância. Aliás, são ESSES os principais motivos que fazem os cariocas terem a má-fama em outros lugares do país (assim como gaúchos ou nordestinos fora da sua região, por ex). Ou seja: são pessoas como TU que espalham essa má-fama – independente da região, porque pessoas mal educadas existem em todo lugar.

Qualquer um que lê o blog tem todo o direito de não concordar com o que eu escrevo. Mas isso não justifica a tua falta de educação ao responder. Como diz o P.S.1, eu GE-NE-RA-LI-ZEI. Se tu tomaste esse post como ofensa pessoal, é porque deve ter se identificado com a generalização – e isso, meu querido, é um problema todo TEU.

Então, aproveite a tua faculdade de Letras e principalmente as aulas de INTERPRETAÇÃO e concordância, para quem sabe, ser um crítico razoável um dia. Aliás, acredito que um bom crítico deve ter, no mínimo, experiência – coisa que a tua idade não permite -, e ser imparcial sem se deixar levar pelos seus sentimentos de raiva/ frustração/ etc.

Não discute com retardados? Ótimo, eu não discuto com pessoas imaturas (principalmente o que parece ser um pirralho que foi a vida inteira mimado, já que prefere “fingir não ler” opiniões só porque divergem das tuas. Só falta correr pro colo do papai...).

Ah, e mesmo assim gostou do blog? Melhor pra ti, porque eu não dou a mínima pra isso. Não nasci pra agradar.

Silvia disse...

Caro Fidel:

A questão não é se a lista está correta ou não; qualquer um que lê o blog tem todo o direito de não concordar com o que eu escrevo (pelo que me parece, esse foi o teu caso), e comentar isso de forma educada e civilizada, como tu fizeste. Mas isso não justifica a falta de educação ao responder, como a do Rafael. Aliás, vou repetir parte do que já falei ao mesmo: tudo o que eu escrevi aqui é somente a minha interpretação sobre o que eu observo frequentemente no Rio,– e isso não quer dizer necessariamente que é um fato consumado, pois, repito, essa é apenas MINHA interpretação. Concordo sim, que “o RJ é o lugar mais interessante, democrático, bonito e vibrante do país, isso é inegável”, também acho que além do Rio, São Paulo é a única cidade que tem capacidade de ser comparada às grandes cidades mundiais; também me assusto com a violência crescente nas cidades catarinenses (Floripa mesmo, era pacata a uns 13 anos atrás); e finalmente, concordo também que sulistas e paulistas são extremamente preconceituosos, a grosso modo. Óbvio que nem todos os gaúchos, catarinenses, paranaenses, paulistas e seja mais o que for se encaixam nesse perfil – assim como nem todos os cariocas se encaixam nessa lista, como está explicitado no P.S.1.

Além de tudo isso, digo uma coisa sobre os meus posts: quem tem humor negro, entende. Quem não tem, se ofende. É tudo questão de interpretação :)

Rafael Oliveira disse...

Se eu sou burro, tu és muito mais então.
E eu sei muito bem o que é humor negro e acho ridículo, principalmente porque são manipuladas por pessoas burras que por não ter o que fazer vem falar mal do que não sabe para ganhar proveito próprio.

Eu apenas comentei que você por alguma rebeldia joga os problemas da tua vida em uma única cidade, sendo que isso existe em todos os lugares... E pra mim isso é ou burrice ou infantilidade ou ''rixinha'' de alguem que quer mostrar alto-afirmação.

Eu realmente observo muitos desses problemas, mas não sao problemas do RIo e sim de todas as cidades. E com certeza uma revista patrocinada americana tem muito mais capacidade de dizer sobre a educação dos cariocas que a vossa senhoria que teve a capacidade de falar que o jeitinho brasileiro é do Rio de Janeiro.

Todos os problemas citados por ti são os mesmos que eu sinto em Brasilia, no Rio e sentia quando eu morava em Florianópolis e em Frankfurt.

Se você se sente ofendida com que eu disse, é porque a carapuça serviu, ainda mais porque se tem um lugar que tem isso tudo é na região sul, pelo menos em Floripa, Caxias do Sul, Rio Grande e Porto Alegre, locais em que eu já morei.

Pepeto disse...

Silvia disse... "Não nasci pra agradar".

Adoooooooouro (com sotaque carioca, por favor).

T1460 disse...

E nem falou de balas perdidas!

Silvia disse...

Humor Negro: a pessoa tem ou não. Normalmente, quem não tem, não gosta. E pra compreender, precisa-se de um mínimo de inteligência. Ou Oscar Wilde era burro e manipulador? Veríssimo também?

Ridículo mesmo é quem chama as pessoas de retardadas, por ex, só porque elas não concordam com a sua opinião. Eu não acho que tu sejas um retardado por não concordar comigo; mas acho deprimente a tua tentativa frustrada de tentar colocar palavras na minha boca de acordo com a TUA interpretação. ISSO sim, chama-se manipular as palavras alheias. Quem faz isso são pessoas que adoram chamar a atenção a qualquer custo – teu caso. Coisa de gente recalcada.
Porque, veja bem: não bastou o título do texto dizer que eu falava sobre o RIO DE JANEIRO (e não de outras cidades); a observação colocada no final do texto; um terceiro comentar que não são de todos os cariocas que eu estou falando; eu ter que comentar explicando tim-tim-por-tim-tim que essa é a minha interpretação?
Não é possível que não tenhas entendido ainda: na verdade, a tua vontade de aparecer sobrepõe-se a qualquer explicação que eu ou outrem fizer.

Quer dizer que eu não posso mais falar sobre as 10 coisas que odeio em Porto Alegre, Caxias, Floripa, Criciúma, Ctba, Londres? Se eu disser que detesto a frieza dos curitibanos, estarei colocando o problema da Europa em uma só cidade? Não posso falar que odeio os mendigos em POA, porque em todas as metrópoles do Brasil existem mendigos?

Ah, eu sou rebelde, manipuladora, infantil... Não me diz que és psicólogo também!
Eu até ia falar da minha necessidade de AUTOafirmação...mas depois que li “ALTO-afirmação” vindo de uma pessoa que cursa Letras, dá pra entender porque o Ensino Brasileiro está tão medíocre.

Pepeto disse...

Que burro... dá zero pra ele.

Just Eri6ck disse...

kkk eu concordo com vc em 100 por cento...o rio e um lugar muito bagunçado...culpa dos malditos portugueses.......cara essa do duper mercado e a melhor...por isso faço compras de madrgada kkkkk

beijos beijos

Anônimo disse...

Eu moro no RJ e posso afirmar que esse lugar é uma mer$#@¨&. Só não mudo do RJ porque ainda não tenho dinheiro suficiente para isso.

Unknown disse...

Gostei do post. Baseando-me nas observações finais, "P.S.1: Estou generalizando. Obviamente, nem todas as pessoas são assim.
P.S.2: Tô na Semana da TPM, portanto, NÃO TORRA!", concordo com quase td q vc postou, talvez sob um outro ponto de vista:

1. Malandragem
A verdadeira malandragem carioca não confunde-se com falta de educação, oportunismo e pilantragem. Uma frase conhecida é: "o mal do malandro é achar q todo munto é otário". Esse, que acha q todos são otários, não é o verdadeiro malandro carioca (o boêmio) mas infelizmente existem muitos espalhados pelo rio, tenho q concordar e é uma coisa realmente lamentável.

2.Sujeira
Concordo plenamente!

3. Atraso
No casamento da Aline vc atrasou pra c... rss mas realmente, a maioria não tem compromisso c/ horário.

4. Jeitinho Brasileiro
Concordo mas o meio-de-campo é fundamental para uma boa ligação da defesa com o ataque, por isso o jeitinho carioca, ops ... digo, brasileiro é importante. Na verdade existe o lado bom e o ruim: o bom é q com soluções criativas pode-se resolver problemas de maneira simples ... o ruim é q pode dar merda! rss

5. Atendimento
Concordo em partes ... raríssimo encontrar alguém com feeling, que sabe conversar, tratar as pessoas educadamente???? Por onde andas companheira??? Viu só, tem q frequentar as rodas de samba do Rio ... o Beco do Rato ... tá faltando isso! rss

6. Trânsito
Concordo ... muita gente se achando malandro (não boêmio) d+ e pouca fiscalização ...

7. Supermercado
Descordo ... ou já estou contaminado pela lerdeza? Eis a questão!

8. Lerdeza
Concordo

9. Falta de Educação
Polêmico tópico ... melhor comentar sobre: "a PATA", "mentalidade de ervilha" e "dar uma mijada daquelas", gostei!

P.S.1: Espero q quando leia não esteja na Semana da TPM.
P.S.2: Aguardo o post das coisas q vc adora no Rio.

Unknown disse...

EU SOU DO RIO E ASSINO EMBAIXO, DEVIAMO ACABAR COM ESSA RAÇA MAL-EDUCADA E METIDA A MALANDRA.

Unknown disse...

Concordocom tudo!
O grande problema do Rio é que a Globo é lá, se a Globo fosse em outro estado ninguém olharia pra essa merda de cidade!
Descobri que o Litoral Norte Paulistano da de 1000 a 0 na cidade "Maravilhosa", e a Bahia? o Sul? Tem prais muito melhores, pessoas mais educadas, mais limpas e principalmente, mais humildes!!
Hoje em dia, nego se acha só porque nasceu no Rio, eu teria vergonha disso, a cidade está em guerra civil e ainda sim vai sediar Olímpiadas e Copa, e isso graças a Rede Globo!

Estive em SP e não precisei me preocupar com "linha vermelha", nada disso, as pessoas correm em SP, são objetivas e ao contrário do que falaram em um dos comentários, atendem muito bem, chegam a ser chatos nesse caso porque tentam ganhar o cliente de qualquer jeito!

Você só esqueceu de falar da violência! O RIO já era! Tá mais podre que o TIETÊ!!

Beijinho!!

Unknown disse...

Meu Deus do Céu, que descrição mais perfeita, concordo plenamente e esse Rafael é um otário, obviamente um paga pau do Rio, uma cidade lixo que como eu ouvi da boca das próprias pessoas lá "..... só vem pro rio quem não conhece ou quem está atrás de prostituição!!!" - A Geografia é linda, o resto joga no lixo, as pessoas e a cidade.......E comparar com SP ou qualquer lugar do sul é uma atrocidade, Florianopolis da de 1000 a Zero no Rio....São Paulo é uma cidade com muito transito, é sim, mas o que o infeliz do Rafael não sabe é que SP tem mais de 20 milhões de pessoas vivendo na cidade, enquanto que o lixo do Rio tem 11 milhões.....A economia do Brasil gira em torno de São Paulo, o prefeito Kassab ta levando a cidade com punhos de ferros, a cidade está cada vez mais limpa, os serviços cada vez melhor, os estabelecimentos, lei ante-fumo, competitividade para o melhor serviço, qualidade, o melhor custo beneficio.

Em São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, por R$200,00 vc pode ficar em ótimos hotéis em que os funcionários lhe atendem da melhor maneira possível enquanto que no Rio vc fica em uma espelunca, tudo é excessivamente caro e um lixo.

Já viajei literalmente o mundo todo e fazia uma comparação injusta do Rio de Janeiro sendo a mesma merda que a Argentina.......injustiça total, Buenos Aires é fantástica perto do Rio, pessoas atenciosas tratando o turista com cordialidade.

Eu fico triste em saber que a Copa do Mundo e as Olimpiadas serão no Brasil sabendo que o Rio vai sediar muitos eventos, porque levemos em conta o que foi os Pan-Americanos, uma vergonha do Continente Americano e agora com os Jogos Olimpicos e a Copa seremos uma vergonha mundial, obras atrasadas, uma abertura ridicula, com um pano cobrindo um palco mediocre e aquela atrocidade de Elza Soares vomitando nosso tão amado Hino Nacional......HORRÏVEL

Unknown disse...

Teria que ficar dias aqui pra descrever meu desgosto e ódio pelo Rio de Janeiro, violencia, sujeira, malandragem, drogas, etc, etc, etc!!!!

Por isso que sou da opção que cortemos o estado do Rio de Janeiro do nosso território e os empurremos para o mar e QUE SE FODAM!!!!!!!

OS CARIOCAS IDIOTAS SEGUEM NA INGENUIDADE DE QUE O TURISMO É UMA FONTE INACABÁVEL, POBRES MISERÁVEIS, UM DIA ISSO ACABA E NO FINAL DESSE TÚNEL VAI ESTAR UM FOSSO DE MERDA PRA ESSES NOJENTOS SE CHAFURDADEM!!!!!!!!

UMA ÚLTIMA NOTA, O INFELIZ QUE ESCREVEU QUE AS PESSOAS MAIS INTELIGENTES ESTÃO NO RIO É REALEMTEN UM MEDIOCRE, SE SOUBESSE UM POUQUINHOS MAIS DO QUE O MUNDINHO MEDIOCRE EM QUE VIVE VERIA QUE A MAIOR RECEITA DO PAIS VEM DO SUL, ONDE VERDADEIROS EMPRESÁRIOS FAZEM NOSSO PAIS CAMINHAR E SE HOJE EM DIA TEMOS UMA SAUDE FINANCEIRA É TUDO POR CAUSA DO ESFORÇO QUE ESTAMOS FAZENDO E NÃO POR CAUSA DO RIO, SE NÃO EXISTISSE NÃO FARIA FALTA NENHUMA, NA VERDADE SERIAMOS UM PAIS MELHOR, SEM ESSA RAÇA DE ATRASADOS QUE ACREDITAM SEREM ESPERTOS EM TENTAR TIRAR VANTAGEM DOS OUTROS

Unknown disse...

SÃO PAULO TEM MERCADOS SEGUROS, TAXIS QUE USAM MÁQUINAS DE CARTÃO DE CRÉDITO WIRELESS, ALGUNS DOS MELHORES RESTAURANTES DO MUNDO, ALGUNS DOS MELHORES HOTÉIS DO MUNDO, A MAIOR RENDA PER CAPITA DO PAIS, A CIDADE QUE MAIS CRESCE, AS 10 MELHORES RODOVIAS DO PAIS ESTÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO!!!!

CURITIBA JÁ FOI VÁRIAS VEZES CONSIDERADA UMA DAS MELHORES CIDADES PRA SE VIVER NO PAIS.

FLORIANOPOLIS SIM É A CIDADE MARAVILHOSA.

O SUL É O PARAÍSO DAS MULHERES MAIS BONITAS DO PAIS E DO MUNDO.

BLUNEMAU A SEGUNDA MAIOR OKTOBERFEST DO MUNDO.

BENTO GONÇALEVES GANHANDO PREMIOS ATRÁS PREMIOS INTERNACIONAIS COM SEUS VINHOS E ESPUMANTES CADA VEZ MELHORES.

FERNANDO DE NORONHA UM PARAISO NA TERRA.

COMO DISSE VIAJEI E SIGO VIAJANDO MUITO, PELO MUNDO TODO, E GRAÇAS A DEUS FAÇO AMIZADES POR TODOS OS LUGARES E SEMPRE QUE AMIGOS ESTRANGEIROS ME PERGUNTAM AONDE TIRAR FÉRIAS, RESPONDO DA MESMA MANEIRA...............

POSSO DIZER 100 LUGARES NO MINIMO ANTES DE SEQUER MENCIONAR O RIO!!!

I CAN NAME 100 PLACES BEFORE TO EVEN THINK ABOUT RIO!!!

TE DIGO 100 HOGARES ANTE DE PENSAR EN RIO DE ENERO!!!

MULHERES??? MEU DEUS DO CÉU, QUE NOJO, HORRÍVEIS, PORCAS, MAL CUIDADAS.......POR FAVOR CAMINHEM QUALQUER DIA DA SEMANA PELA AVENIDA PAULISTA E IRÃO VER O QUE É UMA MULHER BEM CUIDADA E BEM ARRUMADA!!!!

MÚSICA?? FUNK?? NUM É MUSICA, ME RECUSO A ESCUTAR, UM LIXO!!!!

POR ISSO DIGO E VOU MORRER DIZENDO!!!!!! FODA-SE O RIO!!!

Unknown disse...

Ñ LEVE A MAL...
INVEJA ÉE FOGO!!!
SÓ FALA DAS COISAS RUINS, E AS COISAS BOAS VC Ñ VÊ??
ONDE TEM O MELHOR CARNAVAL?? PRAIAS BONITAS, E FINAL DE ANO QUEIMA DE FOGOS DE QUALIDADE, ACREDITO QUE VC DEVE FICAR BABANDO NA FRENTE DA TV!!!
SE TUDO ISSO QUE VC DIZ A RESPEITO DE TRANSITO, EDUCAÇÃO E TALS, Ñ TEM NA SUA CIDADE ENTÃO Ñ É NO PLANETA TERRA QUE VC VIVE!!
MAS CIDADE MARAVILHOSA SO TEM UMA!!
RIO DE JANEIRO.. NENHUMA OUTRA DO MUNDO FOI ELEITA!! DESCULPAA TÁA!! HAHAHA..!!!

Unknown disse...

Olá Sílvia! Adorei o post. Muito verdadeiro. Geralmente o povo fica maqueando os sentimentos ruins que tem do Rio com frases do tipo "mas isso tem no Brasil todo". Eu mesmo estou recebendo bofetadas de todos os lados por ter criticado a cidade maravilhosa com esse post: http://brasilcomz.wordpress.com/2010/01/28/eu-nao-rio/

Numa busca desesperada por apoio, eis que encontrei seu post. Fabuloso!

ps: adorei o "hell de janeiro" rs

DARK disse...

O Rio de Janeiro é uma desgraça. Nada funciona lá, a não ser o crime, pois vive sob o eterno domínio do poder paralelo. Sinceramente, torço para que o Rio seja tragado por um tsunami e não sobre sequer uma pedra do Cristo Redentor. Talvez com a extinção desta terra amaldiçoada, o Brasil possa ter alguma chance de evulução.

P.R.Foxxx disse...

Lugar maravilhoso:
1- A política é "inimitável"
2- O esporte é exemplo para o país: os clubes não pagam os atletas; os times de futebol são farsas (só a Globo que fala em "time grande" no RJ).
3- A saúde é exemplo, é quase uma Cuba
4- A segurança pública é modelo, com polícia bem remunerada a honesta; as favelas (hipocritamente chamadas de "comunidades") são lugares seguros e que só tem trabalhadores mortos em confrontos com a polícia honesta; a sensação de segurança é quase igual a da Suécia
5- A educação é orgulho do "paix"
6- A sociedade é humilde e de bons costumes

Não sei o que estou fazendo aqui ainda que não me mudei para cidade perfeita, digo, maravilhosa, onde as mulatas são o símbolo do país (os gringos adoram putas baratas) e o carnaval é a festa popular mais prestigiada do mundo (os gringos vem atrás de putaria, mas usam o pretexto de Carnaval), isso de acordo com a Globo (a mesma que enfia goela abaixo dos brasileiros que o Brasil gira em torno dessa cidade)

Bruno disse...

quem gosta do rio é carioca, a cidade mais suja e porca do mundo, ter olimpiadas aqui. Vao fazer campeonato de tiro ao alvo na favela com os traficantes. o rio é o que estraga o pais imagina o brasil sem o rio muda a cara do pais.

Unknown disse...

É... imagina o País sem o Rio, ou melhor? Imaginem o Rio sem o país? Vamos começar?

1 - O Rio de Janeiro tem a MAIOR carga tributária do País;

2 - O Rio de Janeiro é a PORTA DE ENTRADA do PAÍS, todas as vezes que se fala em Brasil, qual cidade vem à mente??

3 - O Petróleo que vocês todos, brasileiros, usam, está AONDE??

4 - Onde fica a Petrobrás, o Banco Central do Brasil, o BNDES, a Casa da Moeda, entre outros órgãos importantes do país?

5 - Violência por violência, TODAS as cidades tem, eu mesmo morei em São Lourenço no SUL de MG (É a QUINTA MENOR CIDADE DO MUNDO) e lá tinha coisas ABSURDAS.

6 - A pessoa que escreveu que a Globo é o que estraga o Rio, está CERTÍSSIMA, afinal, violência no Rio dá IBOPE, porque não falam do caso dos estupros e decapitações DECORRENTES que estão acontecendo na nossa Amada Brasília? Cadê a TV?
TODAS as Emissoras só mostram a violência de Rio e SP pq dá IBOPE.

7 - Realmente, o carioca está ficando MUITO, mas MUITO mal educado, E, as favelas são povoadas pelos POBRES e migrantes que saíram dos outros estados e vieram para cá tentar a vida (E aumentar os números de pobreza, violência, miséria, desemprego...)

8 - Desde a contrução de Brasília, que o Rio de Janeiro foi abandonado, tiraram os empregos e deixaram a população e os problemas (FATO!).

Na boa? Todos nós temos o direito de opinião, afinal vivemos num país LIVRE, não concordo com o POST da amiga, mas JAMAIS irei bater de frente com ela, pois é a opinião dela! E ELA TEM TODO O DIREITO DE EXPÔ-LA!

MAS, a partir do momento que ocorrem os exageros de alguns, falando sobre Tsunamis ou destruição total, é um certo exagero, PORQUE EU também tenho O mesmo direito que Vcs à opinião. E EU SOU CARIOCA E ADORO O RIO DE JANEIRO! E não desejo morte nem destruição à nenhuma outra cidade deste país! Pois Todos nós precisamos uns dos outros. O que seria do Brasil sem cada uma de nossas cidades? Culturas distintas, importantes polos...
Sampa sendo a MAIOR cidade da América Latina (Olha o orgulho para o nosso País?)
O Sul do Brasil com seu povo SUPER EDUCADO, FINO, um EXEMPLO para o resto do país.
O Centro - Oeste onde se localiza a Nossa Brasília.
O Rio sendo uma cidade linda, porta de entrada para o Brasil (Hey, turismo também recolhe impostos, sabia?) Tendo petróleo ABUNDANTE e ajudando nosso país INTEIRO a crescer!
Manaus com suas fábricas e montadoras...

E por aí, vai...


Essa é a minha opinião!

Anônimo disse...

Odeio o RIO DE JANEIRO poderiam desaprorpiar aquelas favelas e devolver a natureza para o morro.

O Rio somente será um paraiso, quando essas favelas forem removidas para uma cidade bem longe.

A educação só voltará para o Rio quando não tiver mais favelas e favelados, com sua malandragem, dogras, armas, sacanagem.

Com a saida das favelas até a polícia vai melhorar.

Não se pode andar no calçadão de bolsa na mão, pq tem alguem que rouba e te empurra.

A sujeira e cheiro de mijo as pichaxoes...gente que come bala salgadinho e atira o saco pela janela do Onibus ou do lado da lixeira não é capaz de esticar o braço. A justificativa é que tem que manter o emprego dos Garis...porra nenhuma!!

E as pedras que atiram nos carros de cima das passarelas...

E O PIOR DE TUDO...AS PESSOAS QUE MORAM NO ASFALTO É QUE MANTEM AS FAVELAS, PQ COMPRAM SUS DROGAS.

VAMOS FAZER UMA CAMPANHA...... "RIO DE JANEIRO SEM FAVELAS"

MUITA COISA VAI MUDAR. NENHUM LUGAR DO BRASIL TEM TANTA CONCENTRAÇÃO DE FAVELADOS POR METRO QUADRADO DA MESMA CIDADE.

E ELAS SE MULTIPLICAM, UMA EM CIMA DA OUTRA...VERDADEIROS APARTAMENTOS.

FALTA INICIATICA DA PREFEITURA PARA ENCONTRAR UM LOCAL SEGURO PARA ESSAS PESSOAS DE PREFERENCIA, LONGE DO RIO OU PELO MENOS UNS TERRENO PLANO UNS 50KM DO RIO. PARA QUE ESSAS PESSOAS SEJAM ESTALADAS COM PLANEJAMENTO URBANO, SOCIAL E EDUCACIONAL.

UMA UTOPIA OU NÃO....

Unknown disse...

Estou assistindo agora nesta porcaria de emissora Carioca "Grobo", sobre o incêndio nos depósitos das escolas de samba, é uma babaquice geral, depois de tanta tragédia neste estado, vc vê a Grobo fazendo matéria de 5 minuntos ou mais dos "batuqueiros tristinhos...
Meus sonhos ainda vai ser realizado, ver a Grobo perder audiência despencar no IBOPE, empresa criada por ela mesma, parar de ver e escutar que tudo que é lindo esta no Rioooooo de Janeiro, fevereiro,março, abril ...,Mentiraaaaa , com as novelas da Grobo, como toda a imagem de esporte ter que aparecer um babaca com o pano de chão "camiseta do Framengo".
Fora Grobo, fora cariocas babacas, fora framengistas flavelados

nina toretto disse...

eu odeio repito odeio o rio de janeiro porque todo mundo fica babando daquele lugar horroroso como pode alguem ir la mal se pode andar sussegado sem levar um tiro de bala perdida ou um viciado te assaltar!!!praia so por isso pelo amor de deus né nimguem conhece santa catarina floripa,camboriu,piauí,Minas,nem se compara esses lugares lindos com rio de janeiro o brasil é lindo d++ mais gente o rio é fixinha comparado aos lugares mais lindos do brasil.e nem vem falar que eu to com inveja porque eu nunca iria pra la nem que fosse o ultimo lugar da face da terra eu odeio o rio odeio...!! ei americanos não existe so o rio de janeiro no brasil viu o filme rio é lindo mas feito no rio tenha dó né e por o nome do filme de rio!pelo menos mostrou a realidade né o contrabando com os animais coitado do blue...!!!gente esquece o rio de janeiro tem muita praia linda e limpa limpa em floripa 42 praias lindas bjs pra quem concorda comigo !! Há eu tenho todo o direito de expressão viu direito de expressão

Mônica Kobayashi disse...

Infelizmente é puramente verdade. Mudei para o Rio há pouco e já notei como essa ''cidade maravilhosa'' é diferente nesses aspectos. Além de tudo mencionado, vale lembrar que a segurança aqui é péssima! Já fui roubada/assaltada 4 vezes, e só estou aqui há 4 meses!
Além de suja, a cidade carece, e muito, de transporte publico de qualidade e informaçoes turisticas e nao-turiscas, já que é uma das cidades mais visitadas no país.
Além do mais, os cariocas tem um costume terrivel: o PRECONCEITO enorme com os outros estados brasileiros e com o resto da populaçao. É vergonhoso ter que repetir 2 ou 3 vezes um pedido no Barra shopping para uma funcionaria que apenas quer ouvir o seu sotaque para rir um pouco mais na sua cara.
Por mais que seja antiga, a cidade do RJ não está aberta a todo o país como uma capital madura, bem resolvida (com seu lixo, transporte, segurança,...) e está longe de fazer alguns nao-cariocas se ''sentirem em casa''.
Pode ser que o resto do país ainda leve fama pelo ''jeito malandro'', mas é claro que ele está longe desse aqui. É até engraçado imaginar um gaucho ou um paulista com um jeito folgado e gingado como de um carioca. Seria péssimo, de malandro, basta o rio.
O resto do país tem que levar a vida a sério para conseguir bancar esse estado que vive de royalties de petroleo, de farra, balada, futebol, carnaval, baile funk, palavroes e arrogancia.
Quanto ao resto, a cidade é lindissima (a mais linda do país todo), as noites são maravilhosas, assim como o dia e as praias, e a historia local, a lapa, os teatros, o ballet, os shows, e toda parte turistica e cultural é ótima. Infelizmente o rio é e será, aparentemente, sempre uma cidade eternamente turisca, e nunca tao importante economicamente, e levada tao a serio.

Me desculpem alguns cariocas, estimo muito os que conheço, que sao maravilhosos e nao se parecem com nada ruim dessa cidade ou de qualquer outra, mas nas horas vagas (e na hora dos furtos e dá má educaçao) é dificl ignorar o quanto essa cidade fede a prepotencia e super auto-estima.

ThiLFerraz disse...

Na boa, vejo comentários com embasamento. Cheguei ate este blog por pensar o mesmo do rio de janeiro ou pelo menos parecido!

Mas os comentarios e a "rixinha" da autora ao me ver são muito exageradas.

Realmente eu tbm odeio o rio pela cultura que tem aqui. Porém desejar que uma tsunami arraste o RJ e que as pessoas das favelas sejam desapropriadas como disse outra, só posos dizer que isso é uma total ignorância de pessoas que falam o correto mas sao intolerantes, nao possuem amor ao proximo e sentem juízes de tribunal, alias o brasileiro é assim, se sentem donos da verdade. E com tudo isso que escreveu sinto em dizer... se nao esta satisfeira com o rio desabafe com um psicologo ou compre sua primeira passagem para a Europa. Eu q vivo aqui desde que nasci teria algum direito de querer falar e mesmo assim nao emporcalho meu estado com palavras. Rio de janeiro é muito bom o que está matando é a midia e a cultura porca que a maioria tem.

ThiLFerraz disse...

ME FAÇA UM FAVOR!!

O DIA QUE O RIO DE JANEIRO MUDAR, NÃO ME VENHA QUERER MORAR AQUI. HIPÓCRITA DE MERDA!

Pietro Ogliari disse...

Pietro Ogliari

Silvia, tu ainda te cansas em discutir com o Rafael.
Gostei muito do assunto e confesso que não conheço o Rio de Janeiro, mas os cariocas que conheci são muito gente boa!
Se quiseres uma ajuda para escrever sobre "10 coisas que odeio em Caxias do Sul" te dou a maior ajuda, principalmente no que diz reespeito as pessoas, oque faz eu gostar ou não de um lugar, são as pessoasm que lá moram!

Plano Claro Empresas disse...

Sou carioca, mas moro a 3 anos em BH, pq minha esposa e daqui e depois que sai do RJ, aprendi a ver essa cidade com olhares de quem e de fora, vou responder:

1. Malandragem não e exclusividade do carioca, o que tem mais aqui em Minas e malandro e é ate pior, pq as pessoas caem direitinho no jeito caipira dos mineiros, tambem ja trabalhei com paulistas e posso te dizer que não perdem em nada pros cariocas

2. Sujeira e um problema cultural, tem muitos lugares de BH que são bem imundos, a unica coisa nojenta do RJ que me incomoda, e o habito do carioca de urinar em qualquer canto, mas isso e uma herança cultural dos africanos, ja me disseram que em Salvador e ate pior que no RJ

3. Chegar atrasado e sem avisar e desrespeito.

4. O famoso "Jeitinho Brasileiro" tem em todos os lugares, vide o que eu escrevi no 1

5. Realmente, pra dar informação sobre algum endereço. o carioca e bem melhor que o mineiro de BH, eu mesmo ja percebi isso,mas em materia de atendimento, putz,so encontro arrogancia no RJ, mas tambem fui muito maltratado em Recife.

7. Antes de falar do transito do RJ, conheça o transito de SP e de BH, so pra te dar uma dica, o espirito do coronel da fazenda desperta quando o mineiro esta no voltante.

8. Engracado, acho os supermercados e o atendimento melhor no RJ que em BH, acredite, os idosos aqui simplesmente te xingam se vc so olhar de cara ruim pra eles.

9. Sem comentarios, aprenda a respeitar as diferenças.

10. E tem povo mais grosso e mal-educado que gaucho ???


São estorias como essa que confirma o que o carioca ja sabe, que o Brasil tem recalque do eixo RJ-SP, FATO, afinal, quase 50% do dinheiro do pais esta na mão desses 2 estados, mas o recalque contra o RJ e mais forte, devido ao odio os paulistas, coisa que eles tentam ate esconder, mas os cariocas sempre tiveram raiva do RJ, a concorrencia e muito grande, São Paulo e uma cidade de referencia nacional, o Rio de Janeiro e uma cidade de referencia internacional, fora a Rede Globo (com o apoio da imprensa de SP)que denigre - e muito - o RJ.

Não gosto do zé povinho do sul, são racistas e super preconceituosos, alem de considerarem os nordestinos como lixo.

Eu odeio mesmo são os gauchos, alem de serem racistas e super preconceituosos, se acham os melhores em tudo, fora que foi um gaucho filho da puta que ajudou a destruir o Rio de Janeiro, chamado Leonel de Moura Brizola.

O mineiro de BH, do sul de MG e do triangulo tem uma certa birra dos cariocas e babam o ovo dos paulistas, mas o mineiro do interior e muito gente boa, viajo pelo estado todo e sempre sou bem recebido.

Pedro disse...

Excelente post. Sou carioca e abomino o Rio, moro no Sul e só saio daqui se for pra fora do Brasil.

Parabéns pelas sábias palavras.

 

Made by Lena