12 dezembro, 2008

came back

Voltei pra sacudir a poeira disso aqui. Falta de tempo, casa nova, muito trabalho, preocupações, preguiça, tudo contribuiu para que eu não escrevesse mais. Uma pena - para mim, óbvio, que gosto de escrever. Para alguns que lêem, talvez fosse uma (des)obrigação de ler e comentar.É mais fácil atualizar fotolog, só colocar uma foto com uma frase qualquer e pronto. Tá lá meu recado: “Estou viva, mandem notícias.”

Hoje tô a fim de falar. Comprei o livro “1808” (Best-seller, óbvio, é o primeiro que aparece nas promoções da Saraiva e para mim, sem muito dinheiro para investimentos, é sempre a opção mais fácil). Pra que não faz idéia, ele conta sobre a trajetória da fuga da Família Real Portuguesa para o Brasil, no ano do título do livro, quando Napoleão estava prestes a dominar Portugal. E fala sobre as mudanças que isso acarretou tanto no Brasil Colônia quanto em Portugal, bem como todos os 13 anos (não tenho certeza agora) que a Família Real ficou aqui no Brasil.Sabe aquele papo de que a gente estuda História, o passado, pra compreender o presente? Lendo esse livro eu nunca tive tanta certeza disso. Agora, por exemplo, dá pra entender (eu disse ENTENDER, não aceitar) porque cariocas acham que o Brasil se resume no Rio de Janeiro. Todas essas questões são realmente culturais, e vêm dessa época. A Lisboa de 1800 e cacetada não é muito diferente do Rio de Janeiro de hoje, adaptando pra época atual.



Achei o livro o máximo. Existe muita coisa que a gente não faz nem idéia de que existiu, simplesmente porque não se dá a devida atenção pra esse período tão importante da História do Brasil. É inadmissível, por exemplo, que o Palácio de São Cristóvão, onde D. João VI morou enquanto esteve aqui, seja um Museu todo esquisito e misturado, com mapas e bichos empalhados, sem nenhuma placa indicando onde eram os aposentos reais, a copa, etc. É um descaso com a nossa História, nosso povo.

Tá, me empolguei. É sempre assim quando eu gosto de um livro...é que o autor também justifica tudo o que ele escreveu, mostrando de onde ele tirou os dados...E eu adoro ler algo que realmente tem fundamento.

5 comentários:

Guiga disse...

Nhááááá

Tatauuuuga de volta! que surpresa boa!

Já terminaste de ler o livro então? Eu tô louca pra ler, mas agora tô sem tempo pra nada..os que ganhei de niver eu parei na metade :PPP

Semana que vem vc tá aqui??

ebaaaa!!!


Obrigada pelos elogios..vindos de vc eu fico ainda mais contente :))

Madame disse...

Ah, que bom que está de volta, gosto de saber como você está. =)
Você acabou de me dar uma ótima idéia de presente! Valeu!
Beijos!

Mi disse...

Eu tenho que ler este livro, cara!
Tou com uma pilha de livros para ler =~

=***

.ana disse...

sElvea! que surpresa boa, saudade!
tb gostas de ler, né? bem interessante teu post... =)
quem sabe um dia me animo a ler um livro desses... admito que nunca fui muito chegada na história do brasil... =/

e sobre o joaquim: ele é meu 'filho' mais velho! 16 aninhos, um idoso já! teve um tumor na boca, foi operado... mas o estado dele ainda é bem delicado. e isso me dá uma angústia sem tamanho...
aiaiai

bom, flor... beijocas!!!
e bom findi!

Caminhante disse...

Que bom que você voltou!

Sobre os cariocas se acharem: bléééééééééé! E tenho dito!

 

Made by Lena